APRENDA TODOS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA CABELOS CASTANHOS E PRETOS


Não são só os loiros ou os ruivos que merecem cuidados especiais. Apesar dos cabelos mais escuros não terem necessidades tão especiais como o loiro ou o ruivo, tem que se ter o cuidado apropriado para os fios escuros. Uma coisa a um bom tempo dita é verdade: Os homens dizem que preferem as loiras mas se casam é com as morenas. O cabelo escuro passa determinação segurança e confiança. mulheres fortes e de personalidade encaram tons mais escuros e cheios de personalidade como o pretos azulados ou os castanhos quentes. Independente da cor escolhida os cabelos escuros precisam de menos retoques por desbotarem muito menos, a raíz fica muito menos perceptível devido a similaridade dos fios naturais com o tom escolhido. Também tende a ressecar muito menos  por que a química usada nas colorações é mais leve do que quando se usa uma coloração clareadora. Também é mais resistente a oxidação do sol e ao desgaste natural da cor, devido ao tom escuro ocorre uma  maior deposição de pigmentos na fibra capilar do que nas colorações mais claras. Os cabelos escuros também são uma alternativas a mulheres que querem mudar o visual porém tem menos tempo para cuidar dos fios, pois demanda uma manutenção mais baixa do que os loiros e ruivos. Os cabelos castanho combinam desde  as peles mais clarinhas até as mais morenas e bronzeadas.

1- CUIDADO COM SPRAY FIXADOR

O spray fixador usado em penteados costuma ser o maior vilão do castanho em relação ao desbotamento.
Ele é ótimo para fixar os penteados mas consegue acabar um cabelo castanho, ao provocar o desbotamento acaba revelando reflexos avermelhados e alaranjados. Os reflexos revelados em tons quentes costuma ser bem indesejável entre as mulheres.

2 - ESCOLHA DO SHAMPOO


O cabelo escuro por coloração desbota mais que um cabelo natural e tem as cutículas mais abertas do que um cabelo comum devido a coloração. Deve-se escolher uma linha apropriada para os fios coloridos evitando que desbote mantendo o brilho e cor por muito mais tempo.



2- LAVANDO OS FIOS DA FORMA CORRETA

A forma correta ao lavar os fios é muito importante para manter a integridade dos mesmo sem desalinhar as cutículas.
>Deve-se colocar a quantidade suficiente de shampoo para lavar o couro cabeludo na mão e espalhar entre os dedos e  aplicar sobre a  cabeça, não aplicando sobre comprimentos e pontas para não os deixar embolar os cabelos da ponta sobre a cabeça.
>Massageie o couro cabeludo delicadamente com os dedos sem utilizar as unhas até fazer espuma.
>O sabão irá descer naturalmente para comprimentos e pontas, caso seja necessário e queira , você poderá fazer movimentos de cima para baixo levando a espuma até o resto do cabelo , mas não esfregue e nem faça movimentos de vai e vem, se você ficar esfregando as pontas do cabelo com shampoo você ira quebrar e abrir as escamas do seu cabelo dando aspecto quebradiço e seco nas pontas.
> Aplique um condicionador apenas nas pontas fazendo movimentos de cima para baixo.

3- PENTEANDO O CABELO SEM QUEBRAR

O cabelo molhado fica muito frágil, e sensibilizado, por isso trate-o como se fosse uma jóia na hora de penteá-lo molhado. 
>Pegue uma toalha e tire o excesso de aguá dos fios sem esfrega-los, pressione a toalha na cabeça. 
>A seguir abra os fios com os dedos, depois espalhe pouco de creme para pentear de preferência com protetor térmico e a raios uv, espalhe nas mãos estre os dedos, aplique delicadamente no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos,primeiro as pontas, em seguida penteie comprimento e pontas,depois penteie da raiz até as pontas.
>Ao acordar com os cabelos secos e embaraçados, passe os dedos entre os fios para alinha-los e depois repita o mesmo procedimento de pentear os fios citado acima.

5 - PROTEJA DO SOL E DO CALOR


O cabelo colorido desbota e tem as cutículas mais abertas do que um cabelo comum o que é agravado com o uso de secadores e chapinhas. É importantíssimo que seja usado um protetor térmico nos fios antes de qualquer exposição ao secador e chapinha, essa é unica garantia de proteger os fios contra esses agressores. Ache um leave-in com termoativado com protetor solar e proteja seus fios do secador, chapinha e sol evitando o desbotamento e ressecamento. O protetor solar evita que o sol acelere mais ainda a oxidação dos fios evitando o desbotamento dos fios.

6 - HIDRATAR
O cabelo tingido tem as cutículas mais abertas do que um cabelo comum e uma porosidade maior o que é agravado com o uso de secadores, chapinhas, colorações. Hidratar os fios é fundamental para devolver vida aos fios. faça hidratação 1 vez por semana ou quando achar necessário e deixe seus cabelos com nova vida . Na duvida procure sempre profissionais capacitados.

7 - RECONSTRUIR


O cabelo acaba perdendo parte dos seus componentes fundamentais durante o uso de secadores, chapinhas, colorações.  Ao perder nível consideralvel de queratina, o fio perde forma, fica sem vida, poroso, quebradiço e até áspero ao toque. Repor os componentes fundamentais promove o preenchimento das falhas e selamento da cutícula, devolvendo brilho e vida ao cabelo. Deve ser feito somente quando o cabelo perder vida, ficar sem brilho, quebradiço, poroso. Geralmente esse desgaste se da principalmente nas pontas do cabelo. Procure sempre profissionais capacitados para avaliar a real necessidade da realização de uma cauterização e reconstrução.

8 - BANHO DE BRILHO 


O keraton banho de brilho é uma hidratação com pigmento que não possui química agressiva ao cabelo, é indicado para pessoas com  relaxamentos e alisamentos, cabelos descoloridos, tingidos. É compatível com todas as químicas, indicado para ser usado entre colorações dando vida, brilho e devolvendo cor aos cabelos, além de fazer uma super hidratação, rico em cistína, a parte mais nobre da queratina e agentes emolientes. Na duvida procure sempre profissionais capacitados.

9 - CORTE AS PONTAS

Corte as pontas do cabelo pelo menos de 3 em 3 meses. o corte não ira fazer o cabelo crescer, mas vai eliminar a parte quebrada, impedindo que parte destruída suba mais ainda em direção a comprimento e raiz. Isso permite um cabelo muito mais bonito e saudável, longe das pontas quebradas e o aspecto de palha nos fios.


11 - RETOQUE DOS CABELOS


>Quanto mais próxima a cor natural dos cabelos a cor do cabelo tingido , maior o intervalo entre as colorações (45 a 60 dias), isso se deve ao fato de que a raiz mais próxima da cor escolhida é menos perceptível.
>Quanto mais distante a cor da raiz em relação a cor do cabelo tingido, menor o intervalo entre as colorações (30 a 45 dias), isso se deve ao fato de que a raiz mais distante da cor escolhida é mais perceptível. Procure sempre profissionais capacitados para resultados satisfatórios.

12 - BLINDANDO OS FIO

O uso de um silicone ou óleo de árgan sela as cutículas e mantém a integridade dos fios. Eles são capazes de manter a cutícula alinhada e selada, impedindo o formação de frizz. Muitos vem com protetor solar, e devem ser utilizados depois do secador e chapinha nos comprimento e pontas.

                                             13 - E OS NATURAIS? 
   
Os cabelos naturais precisam de cuidados mas os cuidados são bem mais lights.
> Cortar os cabelos e fazer uma hidratação periodicamente é importante tanto para quem tem cabelo natural ou tingido.
> A cauterização geralmente não é necessária por que os cabelos naturais não passam por química. >Use uma linha com shampoo, condicionador, mascara especifica para os fios escuros.
>Use leave-in termoativado com protetor solar para proteger os fios tanto do sol como do calor de pranchas e secadores.
>O spray fixador é ruim tanto para os castanhos naturais como para os coloridos por isso tome cuidado.
>O banho de brilho da keraton é uma boa alternativa para quem tonalizar os fios e tem medo de passar uma coloração permanente e se arrepender. O keraton proporciona cor + hidratação + brilho e sai progressivamente em 6 a 8 lavagens  sem manchar ou deixar resíduos de pigmentação.



14 - DICAS PARA A COR DOS FIOS:


Preste atenção ao escolher a cor para não se arrepender depois. Hoje em dia podemos encontrar uma gama bem variada de cores mais escuras para os cabelos. Os tons utilizados podem ir dos mais quentes como os marrons chocolate ao mais frios como os castanhos acinzentados e escuros. Muitas mulheres acabam se arrependendo quando colorem os cabelos puxados para o marrom quente ou castanho dourado. Pois ao desbotar revela reflexos em tons avermelhados e alaranjados. Muitas também se arrependem ao pintar de preto azulado, por que se quiser clarear depois a tarefa será muito difícil, será necessário seções de decapagem para clarear.


15 - ESCOLHA COM QUALIDADE:


Lembre-se de usar sempre tintas profissionais, de qualidade, com um oxidante em volumagem adaptada a sua necessidade que contenham componentes emolientes e hidratantes, isso  proporcionará um resultado eficaz com cor rica e brilhante, menos agressividade aos cabelos e com muito mais durabilidade, e além de tudo, o  mais próximo possível da cor desejada. Procure sempre um profissional capacitado para resultados sastifatórios.(ver colorimetria 1). 

CHOCOLATE:

O cabelo castanho por muito tempo foi visto como cabelo sem graça. O tom chocolate é adepto de muitas morenas, é uma boa maneira de aderir ao cabelo castanho com um pouco mais de vida e personalidade. O chocolate é uma mistura entre o tom  castanho e marrom, deixando o cabelo em tons de castanho mais iluminado.



CHOCOLATE QUENTE:

Hoje em dia pode-se encontrar o chocolate um pouco mais quente. Esse visual é adepto de muitas morenas, é uma boa maneira de esquentar o look, sem se tornar uma ruiva. Combina com todos os tons de pele.

CASTANHO QUENTE:

Foi-se o tempo em que cabelo castanho era sinônimo de cabelo sem graça. Esse visual é adepto de muitas morenas, é uma boa maneira de o look ficar em tons mais quentes, sem se tornar uma ruiva. Combina com todos os tons de pele. 


MARROM QUENTE:

É um marrom levemente acobreado, sob a luz o efeito fica levemente avermelhado, o look é sofisticado e fino. Muitas morenas aderiram a essa cor, é uma boa maneira de esquentar o look.  Combina com todos os tons de pele.


CASTANHO ILUMINADO:


Esse visual é adepto de muitas morenas, é uma boa maneira de iluminar o look sem ter que aderir as madeixas loiras. Mechas finíssimas são puxadas da raiz até as pontas. As morenas, mulatas e orientais podem  optar por mechas de tons acobreados que ficam lindos.





CASTANHO SOLAR 


Ideal para todos os tipo de pele. A mechas californianas dão uma impressão de cabelo naturalmente clareado pelo sol. 
Da uma boa iluminada no rosto, dando nova vida. As morenas, mulatas e orientais podem  optar por mechas de tons acobreados.



CASTANHO CLARO

Esse visual é o castanho claro, é uma boa maneira de ficar com o look castanho fugindo um pouco dos tons quentes. O castanho claro ilumina naturalmente o rosto.






CASTANHO MÉDIO


Fica lindo para peles bem branquinhas mas é ótimo para peles morenas.  O cabelo castanho médio pode ser um problema para algumas mulheres  pois não iluminam como os claros e não destacam como os escuros.

CASTANHO  ESCURO

É ideal para morenas de pele clara, o contraste fica lindo, dando vida  ao rosto. Fica melhor ainda para  quem tem olhos azuis  ou verdes. O castanho escuro sem mechas fica lindo, ainda mais quando bem hidratado. Aqui o que causa impacto é o  brilho dos fios .



PRETO

É ideal para todos os tipos de morena. Tem que se tomar cuidado ao escolher essa cor, por que se quiser clarear depois será uma batalha.O preto sem mechas fica lindo, ainda mais quando bem hidratado. Aqui o que causa impacto é o  brilho dos fios .
PRETO AZULADO


Este é para morenas de muita personalidade. Tem que se tomar cuidado ao escolher essa cor, por que se quiser clarear depois será uma batalha. O cabelo liso, preto e com brilho é maravilhoso. O preto sem mechas fica lindo, ainda mais quando bem hidratado. Aqui o que causa impacto é o  brilho dos fios .




________________________________________________________________________________




CUIDADOS COM O CABELO LOIRO:
Cada tom de loiro transmite uma personalidade diferente, traz um mistério e sedução. Mas não é só de colorações que vive um cabelo loiro. Os cabelos loiros tendem a desbotar mais do que os cabelos castanhos e pretos, por isso merecem um tratamento todo especial.Aprenda dicas e truques básicos que devem ser levados em consideração todos os dias. VER MATÉRIA COMPLETA > CLIQUE AQUI

henna cabelosfortes
CUIDADOS COM OS CABELOS RUIVOS
Os cabelos ruivos vivem fazendo a cabeça da mulherada. E não é a toa, com tantas tonalidades, as mulheres ficam até perdidas na horas de escolher a cor.
Mas não é só de colorações que vive um cabelo vermelho.
Assim como loiros, os cabelos ruivos tendem a desbotar mais do que os cabelos castanhos e pretos, por isso merecem um tratamento todo especial.
VER MATÉRIA COMPLETA > CIQUE AQUI









Comentários

DEBORA disse…
amei as dicas vou por em pratica bjos.

POSTS MAIS POPULARES