MAQUIAGEM: passos para fazer uma pele perfeita e que dura

Nós mulheres, o que seriamos de nós sem a maquiagem, e nossos truquinhos para esconder as imperfeições. Muitas mulheres nem saem de casa sem passar um lápis e um corretivo .
A maquiagem nos oferece muitos artifícios, é só saber como usa-los corretamente. Uma pele bem feita deixa a make muito melhor. Aprenda a fazer uma pele  perfeita.
O toque para ajudar a make durar mais tempo é o  fixador de maquiagem, que além de proteger de qualquer alteração, faz com que os produtos aplicados fiquem no rosto até serem removidos. Também é sempre bom ter lenços de papel na bolsa, eles são ótimos para remover a oleosidade do rosto. Sempre que precisar, pressione levemente o lencinho sobre a pele, isso ajuda a remover os pontos de gordura e deixa sua maquiagem impecável, sem borrar.

PRÉ MAQUIAGEM:


A preparação da pele é muito importante. As etapas para a preparação da pele são fundamentais para uma maior durabilidade e acabamento perfeito.  Caso seja necessário você poderá fazer uma esfoliação. A esfoliação vai uniformizar e nivelar a pele, tirando qualquer pelinha morta que possa interferir no resultado final da pele.
Quem possui a pele seca, deve aplicar  hidratante facial e evitar que a pele fique ressecada demais. 
Quem possui a pele mista deve lavar o rosto,  é aconselhável passar um tônico ou loção adstringente para limpar a pele. Só então hidrate o rosto com um protetor solar hidratante, não oleoso evitar que a pele fique com muito brilho ou ressecada demais.
Já quem possui a pele oleosa, deve ter cuidados a mais antes de se maquiar. O primeiro passo é lavar o rosto, com um sabote adequado ao seu tipo de pele, lave muito bem com produtos anti-brilho ou anti-oleosidade para tirar o excesso de impurezas e sebo. Enrole uma pedra de gelo na gaze ou coloque soro fisiológico gelado no algodão e passe no rosto, isso ajuda a fechar os poros e fixar a maquiagem, ao fechar os poros a emissão de sebo e diminuída.
Em seguida, é aconselhável passar uma loção adstringente para limpar profundamente a pele e só então hidrate o rosto com um protetor solar hidratante, não oleoso.

USANDO PRIMER:

Dependendo do tipo de look que você está querendo, poderá ser usado ou não o primer para o rosto. Ele é excelente, pois ajuda na fixação da maquiagem ao rosto, aumentando também a durabilidade da make. Muito indicado paras noites e maquiagens que exigem maior fixação. Alguns  são capazes de reduzir ou disfarçar os poros dilatados .
Agora se você quer uma maquiagem para o dia, mais light você prepara a pele normalmente como ensinado em pré maquiagem acima e já começa a maquiar após a hidratação.  Ao passar o blush e o pó por cima do hidratante já da uma certa fixação da make. O primer pode ser encontrado em versão cremosa, líquida, spray e pó.


NA HORA DE APLICAR NÃO ERRE NO USO DO PINCEL:

Os pincéis de maquiagem não existem a toa, sem eles o acabamento fica inferior e sem graça. A escolha do pincel correto deixa uma make pefeita, em compensação a escolha do pincel errado pode fazer a make virar um desastre. escolher o pincel certo é a chave para uma make linda. 



PASSANDO A BASE:

A base deve ser aplicada antes do corretivo, porém se não tiver muitas imperfeições no rosto, ou quiser uma make mais light um corretivo da cor certa, já é o suficiente e a base não será necessária. 
Um item indispensável na hora de uma make é a base facial. Além de unificar a pele, deixando-a com a aparência homogênea, a base é o primeiro passo antes de fazer a maquiagem propriamente dita. Com ela, você consegue deixar sua pele lisinha, de forma que desapareça toda a imperfeição como espinhas, manchas e olheiras. Mas antes de utilizar a base no rosto, é importante saber o tipo ideal para a sua pele.
Muitas mulheres acabam passando a base errada marcando o rosto, deixando um aspecto bem artificial por isso além de saber a cor ideal tem que saber aplicar. Sem aplicar corretamente fica um desastre. Pode ser aplicada com o pincel de base ou esponja especifica para essa função. (ver tutorial pincéis)

LÍQUIDA Bastante fluída e leve, adquire um aspecto mais natural. O tipo ideal é o oil free (sem óleo, que dá uma cobertura neutra, com ph balanceado, sem alterar a pele). É indicado para pele normal ou seca. Para quem tem pele oleosa, o correto é optar por uma base com estrutura química não-gordurosa, sem potencial para entupir os poros. A base líquida de efeito mate é a ideal para esconder o brilho da pele por mais tempo. 


 CREMOSAtem textura cremosa o que torna perfeito para esconder as imperfeições. Mas só tome cuidado para não exagerar na quantidade. Indicado para pele seca e mista.


BASTÃOtem uma boa cobertura porém mais seco. Não exagere na quantidade, pois poderá ficar um efeito pesado. Não é indicado para peles secas. Indicado para peles precisam de uma cobertura maior. 



MOUSSE: Possui textura mousse, leve, de acabamento perfeito e aveludado. Por possuir efeito mate, tira todo o brilho do rosto. Perfeita para as peles mais oleosas mas vai bem com qualquer tipo de pele.



HORA DO CORRETIVO:

O corretivo deve ser aplicado depois da base, de preferência com um pincel próprio para isso (ver tutorial pincéis). Se não tiver muitas imperfeições no rosto, um corretivo da cor certa, já é o suficiente e a base não será necessária. Como o próprio nome já diz é um corretivo, foi feito para apenas corrigir pequenas imperfeições como pintas, espinhas, olheiras, sardas, pequenas manchas de pele e cicatrizes. Não deve ser aplicado em excesso se não pode acabar piorando a situação. Existe os corretivo tradicionais e os coloridos que são muito bons. Além disso podem ser encontrados em diferentes formas (liquido, cremoso, bastão, caneta) e são indicados para diferentes tipos de pele. 
 Aplique sempre em pouca quantidade dando leves batidinhas e com muito cuidado na hora de retocar. Muitas mulheres passam a base primeiro, veja como você se adapta melhor. Em makes mais lights as vezes não é necessário o uso da base, usando apenas o corretivo.


LÍQUIDOPor ser um fluido é mais indicado para a região dos olhos, porém se você tiver olheira muito marcada é mais indicado a versão cremosa. O líquido tem durabilidade melhor no inverno do que no verão. Possui cobertura sutil, sendo indicado para todos os tipos de pele.





CREMOSOtem textura cremosa o que torna perfeito para esconder olheiras mais marcantes. Mas só tome cuidado para não exagerar na quantidade. Indicado para pele seca e mista.


BASTÃOtem uma boa cobertura porém mais seco. Não exagere na quantidade, pois poderá ficar um efeito pesado. Indicado para peles mais oleosas.

CANETA OU LÁPIS: É melhor para esconder espinhas, mas não exagere para não marcar mais ainda o problema. Não é indicado para aplicar em grandes áreas.

MINERAL: São feitos através de substancias minerais vegetais. A
textura é muito leve, com efeito muito natural. Deve ser aplicado com o dedo ou com o auxilio de um pincel. É perfeito para pele oleosa e mista.

APLICANDO O PÓ:

 É o toque final, ele ajuda a fixar a base e corretivo e garante uma pele de veludo! Também ajuda a fixar o blush quando esse for passado antes do pó diretamente sobre a base ou sobre a pele hidratada. Tira todo o brilho do rosto causados pelo hidratante, corretivo e base. Podem ser encontrados tanto na forma tradicional como na forma translúcida. O pó translúcido proporciona um acabamento mais leve mais natural. Podem ser encontrados também na forma mineral que impedem o entupimento dos poros. Para quem quer uma pele mais suave, poderá pular a base indo do corretivo direto para a aplicação do pó.
Antes de retocar use lencinhos anti-oleosidade para secar a pele e garantir o efeito aveludado. 
Depois para se livrar dos excessos da aplicação, passe um pincel, de preferência o pincel vassourinha que é próprio para isso (ver tutorial pincéis). Caso não tenha um pincel de maquiagem você pode usar um algodão seco por todo o rosto depois do pó, só cuidado para não passar no cílios, por que se grudar poderá estragar o rímel depois.




PÓ SOLTO: Use um pincel apropriado  (ver tutorial pincéis). Caso não tenha um pincel de
maquiagem você pode usar uma esponja apropriada. Passe o produto com o pincel com movimentos de vaivém na região abaixo dos olhos e na zona T (testa, nariz e queixo). Pode ser aplicado em todo os rosto. Pode ser encontrado também na forma mineral ou que não obstruem os poros e evitam cravos e espinhas ou translúcido que proporciona um acabamento mais natural.

PÓ COMPACTO: Pode ser usado com o pincel de pó que irá proporcionar um acabamento mais natural parecido com o do pó solto. Ou se preferir você poderá aplicar com uma esponja de espuma.  Para aplicar sobre a zona T e abaixo dos olhos espalhe sempre do centro para as laterais do rosto.
Se você tem pele oleosa, prefira as formulações oil-free ou minerais, que não obstruem os poros e evitam cravos e espinhas. 










Comentários

POSTS MAIS POPULARES