MAKE UP: métodos e estilos para aplicação de sombra


A sombra é indiscutivelmente o item da maquiagem que da vida em uma make. Um olho bem feito chama toda a atenção, o ato de esfumar requer um pouco de prática para não ficar parecendo um "urso panda". Com a sombra podemos criar inúmeros looks. O maior aliado da mulher, na hora de fazer a sombra para os olhos, sem dúvidas é o pincel! Escolher o pincel certo e técnica certa ajuda muito! No entanto se a escolha for errada, a maquiagem vira um desastre!  O material utilizado para aplicar a sombra é variado portanto proporciona resultados diferentes. Cada tipo de aplicação confere um tipo de resultado, adapte de acordo com o resultado desejado.


MÉTODOS PARA APLICAÇÃO SOMBRA:

ESPONJA:

Essa técnica é a mais simples e a mais realizada. Encoste a esponja seca na sombra e antes de aplicar nos olhos, retire o excesso nas costas da mão. O resultado final, é que a sombra ficará mais opaca e seca. A esponja é melhor para as pessoas com pouca afinidade com pincel, a esponja pega uma boa quantidade de sombra, deixando cair menos sobre o rosto do que pincel. Para uma melhor fixação e pigmentação da sombra é recomendado passar por cima da pele um primer, base para sombra, corretivo ou hidratante antes de aplicar a sombra.

PINCEL ÚMIDO:

Uma técnica utilizada por profissionais é o pincel umedecido. Ele ajuda nas aplicações de sombras em pó, que dão um pouco de trabalho!  Molhe o pincel com água, tire bem o excesso em um lenço ou papel e encoste o pincel na sombra em pó. Antes de aplicar a sombra, passe o pincel nas costas da mão para misturar bem a água com a sombra. Você perceberá que a sombra ficará com uma cor mais viva e manterá por mais tempo o brilho. O pincel úmido chanfrado é muito utilizado para fazer delineados.  



PINCEL SECO:

Aplique o pincel seco sobre a sombra, retire o excesso e passe nos olhos. Com essa técnica a sombra ficará com menos pigmentos e um pouco mais de brilho do que a esponja seca. O ponto negativo desse método é que pode cair pó da sombra sobre as maçãs do rosto fazendo com que estrague a maquiagem. Para uma melhor fixação e pigmentação da sombra é recomendado utilizar um primer, base para sombra, corretivo ou hidratante antes de aplicar a sombra.

ESTILOS PARA APLICAÇÃO SOMBRA:

Existem diferentes pincéis de sombras em um estojo, por que os diferentes tamanhos e formatos proporcionam diferentes coberturas e acabamentos. Os pincéis de sombra cremosa são de fibra sintética, e os de sombra em pó são de cerdas naturais. Existe um pincel específico para cada situação, um para delinear outro para aplicar e etc.

SOMBRA ESFUMADA:

A sombra esfumada é um clássico da maquiagem. Para a sombra esfumada a melhor opção é a sombra em pó, pigmento ou compacta que deixa a make dos olhos bem produzida, porém para esfumar é preciso um pouco de bom senso e prática. Para a noite crie um efeito esfumado em tons escuros (mais dramáticos) e para o dia prefira os tons opacos, mais claros como os tons de nude, rosa, marrons, dourado, pêssego, salmão e terrosos. Os tons mais escuros devem ficar no concavo e os mais claros rente a sobrancelha e no canto interno dos olhos.

SOMBRA ILUMINADA:

Para deixar a make mais leve e menos dramática uma sombra iluminada é o ideal. A make iluminada deixa o olhar alegre e elegante. Para deixar a make iluminada tem que usar as sombras cintilantes, metalicas e 3-D em tons claros. A make iluminada pode ser combinada com a make esfumada ficando com um efeito maravilhoso.  Os tons mais escuros devem ficar no concavo e os mais claros rente a sobrancelha e no canto interno dos olhos.




SOMBRA DELINEADA:

Para que comprar delineadores de diferentes cores se o mesmo efeito pode ser alcançado as sombras. A sombra pode ser umedecida com água ou pode-se usar uma sobra cremosa. Para fazer o delineado perfeito deve-se utilizar um pincel delineador apropriado à situação. A escolha do pincel certo cria um delineado fino e preciso, e a escolha pincel errado pode fazer a make virar um desastre.




PINCÉIS PARA APLICAÇÃO SOMBRA:

Existem diferentes pincéis de sombras em um estojo, por que se mantém pelo menos um pincel  para as cores mais escuras e um pincel para cores mais claras. Os diferentes tamanhos e formatos proporcionam diferentes coberturas e acabamentos. Os pincéis de sombra cremosa são de fibra sintética, e os de sombra em pó são de cerdas naturais. A aplicação de sombra com a esponja fornece uma cor mais intensa e uma aplicação mais precisa para as pessoas que não tem muita afinidade com os pincéis.

1 - PINCEL CHANFRADO:
Encontrado em tamanhos menores para delinear e marcar a linha d'agua. Em tamanhos maiores  marcam o concavo e preenche falhas nas sobrancelhas.
2 - PINCEL APLICADOR:
Os diferentes tamanhos e formatos proporcionam diferentes coberturas. Os menores para cantinhos e detalhes pequenos, os maiores para uma cobertura maior e mais extensa.

3 - PINCEL ESFUMAR:
Estes são importantíssimos para um olho bem maquiado. Proporcionam um acabamento ótimo e deixam a maquiagem com um toque muito mais profissional. Atenua as linhas demarcadas fazendo um degrade.

4 - PINCEL LÁPIS::
Parece um pincel de esfumar mas com as cerdas mais rígidas e formam uma ponta que lembram um lápis. Serve para aplicar a sombra no concavo e quando se deseja marcar algum local.

5 - ESPONJA:
A esponja é melhor para as pessoas com pouca afinidade com pincel, a esponja pega uma boa quantidade de sombra, deixando cair menos sobre o rosto do que pincel.

6 e 7 - PINCEL DELINEADOR:
Pode ser usado em delineadores líquidos, em gel, por sombras umedecidas em água ou sombras cremosas.

Comentários

POSTS MAIS POPULARES