PENTEAR E SECAR: saiba a maneira certa


Hoje você vai aprender como proceder, após a lavagem dos fios até a sua secagem, como penteá-los corretamente sem quebrar... O modo de secagem é diferente para diferentes tipos de cabelos.

O ato de pentear os cabelos, varia muito de pessoa para pessoa, é uma atividade rotineira, mas mesmo assim muitas mulheres acabam errando na hora de ajeitar as madeixas. Cada tipo de cabelo tem necessidade especifica, o cabelo tem estreita relação com a personalidade da pessoa.
Para ter um cabelo saudável é preciso saber penteá-los, ter uma alimentação balanceada, com lavagens regulares e de maneira correta (ver como lavar os cabelos da forma correta). O uso de um condicionador e o uso de um protetor térmico, em casos de escovas e pranchas. Além disso também, se tem a forma correta de secar e fazer escova nos fios . Ou seja,é um grupo de fatores que nos levam a ter o cabelo mais macio, brilhante e com vida.

COMO PENTEAR O CABELO SEM QUEBRAR:

O cabelo molhado fica muito frágil e sensibilizado, por isso trate-o como se fosse uma jóia na hora da secagem e na hora de penteá-lo molhado. Pegue uma toalha e tire o excesso de água dos fios, sem esfregá-los, pressione a toalha na cabeça. A seguir abra o emaranhado dos fios com os dedos, depois espalhe um pouco de creme para pentear, de preferência com protetor térmico e  raios uv. Espalhe nas mãos entre os dedos, aplique delicadamente no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos, primeiro as pontas, em seguida penteie comprimento e pontas,depois penteie da raiz até as pontas. Ao acordar com os cabelos secos e embaraçados, passe os dedos entre os fios para alinhá-los e repita o mesmo procedimento de pentear os fios citado acima.

COMO SECAR OS CABELOS COM SECADOR:

Uma tarefa tão fácil, mas que parece esconder alguns segredinhos. Algumas dicas podem deixar o processo de secar os cabelos com secador mais eficaz e garantir que os fios não vão sofrer com o ventos, escovação e o excesso de calor. Os cabelos podem sim ser secos sem estragar os fios, desde que  forem bem tratados na hora da lavagem e  receberem hidratações periódicas. É necessário uso de protetores térmicos e reparadores de pontas e secar de  forma correta. A regra de ouro para se manter a integridade dos fios é manter o secador, potente ou não, a uma distância de 10 cm do cabelo, em uma posição de cima para baixo, evitando assim o ressecamento e abertura da cutícula. A temperatura do secador é outra questão que costuma gerar dúvidas, quem usa o secador na potência máxima, tem um melhor resultado, seca os fios mais rápido e ainda ficam bem soltinhos, ou seja, a potência do secador confere qualidade à secagem. Lavando e penteando de forma correta, protegendo o cabelo com hidratações, protetores térmicos e aliando tudo isso à  aplicação de um bom reparador de pontas, não há risco de danificar os cabelos, ou os riscos são muitos baixos.

DICAS PARA CABELOS CACHEADOS:

Os cabelos cacheados tem necessidades diferentes. Muitas mulheres reclamam que os cabelos tem muito volume e falta de definição dos cachos. Mas a maioria das vezes as pessoas cuidam errado de seus cabelos, aumentando a eletricidade e o frizz, conseguindo assim um efeito crespo e sem movimento. Para cuidar dos cabelos cacheados é fundamental escolher uma linha especifica para esse tipo de cabelo, valendo a pena investir em um bom shampoo, condicionador, leave-in e se possível um bom ativador de cachos.
O cabelo precisa de peso para não armar demais e por isso é fundamental a escolha de um corte, que combine com seu tipo de cabelo e rosto. Outra dica importante é a maneira correta de se pentear os cabelos, eles só devem ser penteados quando estiverem ensopados, abra e alinhe os fios molhados com as pontas dos dedos delicadamente, depois espalhe um pouco de leave-in entre os dedos da mão e espalhe no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos: primeiro as pontas em movimentos de cima para baixo, em seguida penteie comprimento e pontas e no final penteie da raiz até as pontas, sempre em movimentos de cima para baixo, tenha paciência e delicadeza para não quebrar os fios. O cabelo cacheado nunca  deve ser penteado seco, pois vai abrir e armar, podendo ainda levar a quebra, caso ache necessário use apenas pentes de madeira (evita o frizz) bem largo ou ajeite-os com os dedos mesmo. Se necessário finalize o penteado após o cabelo secos, pressionando sobre os fios um pouco de silicone ou pomada modeladora matte. Agora se a sua intenção é usar o secador, para que seja mantido o cacheado e movimento natural do cabelo, use o secador com difusor. O difusor seca o cabelo apenas através do calor , e não através do vento,  mantendo assim as fomas originais do cabelo. O efeito fica ainda mais bonito se aplicar um leave-in ou mousse antes de iniciar a secagem. O cabelo pode repousar no difusor até ficar completamente seco.



ver também:

colorimetria 1: aprenda passo à passo
colorimetria 2: aprenda passo à passo
Cabelo: aprenda tudo sobre eles
Aprenda a lavar os cabelos da forma correta 
banho de brilho para cabelos pretos

Comentários

POSTS MAIS POPULARES