CABELO: Você sabe tudo sobre ele?



Toda mulher adora o cabelo, e sempre quer estar em dia com ele, muitas mulheres quando não se sentem bem com o cabelo não gostam nem de sair de casa.


Ao entender a estrutura do nosso cabelo poderemos lidar melhor com os problemas que poderão surgir, utilizando o cosmético adequado para cada situação.

O fio de cabelo tem uma estrutura básica, igual para todas as pessoas. O que diferencia um cabelo do outro são os fatores genéticos, mas a estrutura básica continua a mesma. Os fatores genéticos é que fazem com que uma pessoa tenha cabelo mais liso, mais enrolado, mais fino, mais forte e por ai vai.


O cabelo do latim (capillus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo, e crescem cerca de 1 cm por mês.


O cabelo pode ser dividido em 3 partes que é a medula (região central), o córtex  (região interna), e a cutícula  que é parte externa.

A cutícula é parte mais externa , é responsável por proteger a parte interna do fio, formada por células planas que ficam apoiadas umas nas outras como se fossem as telhas de um telhado.
As escamas da cutícula ficam unidas devido ao cimento intercelular não queratinizado, rico em lipídios proporcionando aos cabelos um brilho saudável e natural.
O córtex é a parte interna do cabelo, rico em queratina, representa de 80% a 90% da massa do fio capilar, proporciona ao cabelo cor, força, resistência, elasticidade e umidade.
A medula é a parte central localizado dentro do córtex, lembra uma coluna, influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra



Nota-se na imagem à esquerda a cutícula fechada, mantendo a integridade do cabelo. Já na imagem direita, o cabelo está com as cutículas abertas, levando a perda de fatores importantes, desprotegendo a fibra.




O cabelo por ser banhado por um manto acido, faz com que o fio possua naturalmente pH acido, protegendo as cutículas, garantindo também suavidade e brilho.
Essa acidez é mantida graças ao suor e óleo secretados pelas glândulas sudoríparas e sebáceas localizadas na cabeça.Quando a cutícula sofre danos, os cabelos ficam com uma textura um pouco áspera ao toque, de aspecto duro e sem brilho, devido a perda de queratina, tornando mais fácil a quebra.


O termo pH é  usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substancia. A camada hidropolítica que protege o cabelo, pele, e unha possui pH ácido, em um valor compreendido entre 4,2 a 5,8 na escala de pH. Dessa forma todos os produtos que entram em contato com o nosso corpo devem ser neutros ou com o pH acido próximo aos dos nossos cabelos, pele e unhas.

Se nós lavarmos nosso cabelo com shampoo alcalino (shampoo anti resíduos / limpeza profunda), nossas cutículas vão ser abertas, o cabelo ficara sem brilho, difícil de se pentear e pronto para receber qualquer tratamento, pois a abertura das cutículas facilitam a entrada de qualquer tratamento, potencializando o resultado, seja  uma hidratação, cauterização ou uma progressiva (esses tratamentos em geral possuem um pH acido parecido com o do nosso cabelo, fazendo o fechamento da cutícula).  Um alisamento de cabelo como os com amônia, hidróxido de sódio e guanidina, possuem um pH muito alcalino levando a abertura da cutícula, por isso é necessário após o alisamento que seja feita uma neutralização nos fios para recompor o pH dos cabelos, fechamento das cutículas evitando a quebra. Se o seu cabelo passa por químicas e está ressecado, é bom fazer uma cauterização 1 vez por mês para repor os componentes fundamentais do cabelo.


FATORES QUE DANIFICAM OS CABELOS


Fatores ambientais como sal do mar, vento, sol, poluição; fatores químicos como alisamentos, relaxamentos,   descolorações, colorações; fatores mecanicos como o modo errado de se pentear e lavar os cabelos, secadores, pranchas, fivelas, tranças; e ainda o estresse e o fumo.
Mas não se preocupe porque para quase todo tipo de dano hoje, existe algum cosmético que faça sua reparação total, ou reparação parcial como em casos graves de quebra.



A CONSTITUIÇÃO DO CABELO E A REMODELAGEM ATRAVÉS DE AGENTES QUÍMICOS


Você sabia que o cabelo é composto por células epidérmicas mortas? Os fios de cabelo são constituídos por proteínas formadas por longas cadeias de aminoácidos ligadas entre si por diferentes tipos  de interações. A principal proteína presente no fio capilar é a queratina, sendo seu principal componente aminoácido a cisteína,  rico em enxofre que permite uma grande quantidade de interações, denominadas pontes de dissulfetos (ligação S-S), que são responsáveis primariamente  pela forma do cabelo. Essas pontes podem ser quebradas durante um alisamento, fornecendo nova forma ao fio capilar.



OS CABELOS E SUA ETNIA

os cabelos são classificados em trés tipos de acordo com a etnias: africano, caucasiano e oriental. A comparação entre os diversos tipos de cabelos na forma virgem mostra que eles possuem propriedades mecânicas diferentes entre si. Observou-se que os cabelos afros  eram significativamente mais curtos do que os caucasianos e asiaticos.
 Em um estudo morfológico com analise em fotomicroscopia da estrutura de cabelo de três etnias foi confirmada a aparencia do tipo de uma mola espiral no cabelo afro se comparado as hastes retas ou onduladas de voluntários asiáticos e caucasianos. Observou-se também uma grande incidência de cabelos quebrados (fig. A),  e com nós nos cabelos africanos  em quanto que nos cabelos caucasianos apresentaram apenas um nó (fig. B). Os asiáticos não apresentaram nenhum nó. É possível notar a sensibilidade do cabelo afro aos danos causados na cutícula expondo o córtex (fig. C e D).

tabela: diferença de crescimentos dos cabelos:



Procure sempre a ajuda de um profissional para fazer uma profunda analise dos seus cabelos, ele pode te dar o diagnostico para você fazer o tratamento correto.

Comentários

Sou proficional cabeleireiro já a 15 anos acredito ter um bom conerçimento em estrutura CAPILAR também como canalizar a saúde do cabelo é fazer tratamentos CAPILARES estou mim oferecendo as empresas para trabalhar dando cursos também adoro químicas e cortes renomados.( ARISTIDES 016-33664561
Anônimo disse…
Amei o blog!
Kéh.
Anônimo disse…
Estou abismada com este blog esta divino quanto as explicações, conhecimento e disponibilidade de esclarecer. Faz 6 anos que sou cabelereira neste período fiz 33 cursos fora da minha cidade, com rodrigo cintra, os dela lastra, casa grande, centro tecnicos etc, estudo todas as noites os trabalhos que vou executar no dia seguinte,gravo todos os meus cursos, exploro todos os técnicos bem como as informações na internet. Quando cheguei até voce com tanta informação importante completa cheia de detalhes amei, pq nestes 6 anos de estudo e profissão considero com certeza a parte mais complexa é a quimica em geral como correção de cores e concordo que mts não tem conhecimento, não é só pegar a estrela de oswaldo como dizem até pq a estrela é de newton ele foi furtado, a estrela é o ponto mas as cores embora se corrijam entre si não da para sair tacando cor daqui e da li. Parabenizo teu espaço quero manter contato foi o melhor que vi até hj.

POSTS MAIS POPULARES